Imagem de fundo

Leia atentamente o seguinte trecho: A concepção do plano, as possibilidades de precisá-...

Leia atentamente o seguinte trecho:


A concepção do plano, as possibilidades de precisá-lo ou prever a ação, as operações que realizar-se-ão estão relacionadas com as funções educativas as quais se queiram abranger. Como o ensino obrigatório compreende todo um projeto educativo de socialização que atenda a educação geral e integral do cidadão/ã, é evidente que esta concepção totalizadora exige a observação de aspectos também muito diversos em seu planejamento, ao serem tão diversas suas finalidades. Um currículo ampliado inclui muitas coisas, muito diferentes e suscetíveis de formalizar em planos de medida muito desigual. (GÓMEZ, SACRISTÁN, 1998, p. 202)


Sobre o planejamento de currículo sobre o qual os autores discorrem no trecho, podemos afirmar que:

A

A complexidade da proposta de um currículo não se relaciona com a complexidade de seu planejamento, pois estes fatores são independentes.

B

Para o planejamento de um currículo não é preciso considerar a precisão dos conteúdos de ensino.

C

O planejamento de currículo deve compreender a prática educativa em sua totalidade, não se restringindo a aspectos específicos dos conteúdos das matérias de estudo.

D

O principal objetivo de um plano de currículo é fornecer a precisão e formalização de passos a serem guiados no processo de ensino.