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As adaptações curriculares constituem possibilidades educacionais de atuar frente às di...

As adaptações curriculares constituem possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Nessas circunstâncias, as adaptações curriculares implicam a planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem

A

a interatividade na relação do aluno como aprendente e da escola como ensinante, estabelecendo uma associação entre o ensinar e o aprender.

B

o que o aluno deve aprender, como e quando aprender e avaliar e que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem.

C

a transitoriedade das dificuldades de aprendizagem ao considerar as particularidades do aluno em dado momento do ensino.

D

a necessidade de professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional.

E

o desenvolvimento de atividades que leve o aluno à resolução de problemas, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem.