O termo Currículo é polissêmico e tem sido empregado para determinar um número muito gr...

O termo Currículo é polissêmico e tem sido empregado para determinar um número muito grande de conceituações. A palavra currículo tem sido também utilizada, para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.


Esse termo é representado pelo:

A

Currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

B

Currículo padrão, relacionado ao avanço da tendência tradicional e conteudista e transposto na supervalorização da norma culta derivada da alta cultura.

C

Currículo hermenêutico, caracterizado pela opção preferencial pelo planejamento científico erigido sobre bases teóricas derivadas da teoria da administração pública.

D

Currículo em ação, que alia planejamento de aula a estudos acerca da influência da ideologia de classes no desenvolvimento das bases da diferença social e econômica presentes na sociedade.

E

Currículo prescrito, caracterizado por todas as imposições do sistema de ensino, como as orientações advindas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos Planos Nacionais de Educação.