O termo Currículo é polissêmico e tem sido empregado para determinar um número muito grande de conceituações. A palavra currículo tem sido também utilizada, para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar.
Esse termo é representado pelo:
Currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.
Currículo padrão, relacionado ao avanço da tendência tradicional e conteudista e transposto na supervalorização da norma culta derivada da alta cultura.
Currículo hermenêutico, caracterizado pela opção preferencial pelo planejamento científico erigido sobre bases teóricas derivadas da teoria da administração pública.
Currículo em ação, que alia planejamento de aula a estudos acerca da influência da ideologia de classes no desenvolvimento das bases da diferença social e econômica presentes na sociedade.
Currículo prescrito, caracterizado por todas as imposições do sistema de ensino, como as orientações advindas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e dos Planos Nacionais de Educação.