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“O currículo, em si mesmo, carrega em seu discurso mecanismos de poder e controle, incl...

“O currículo, em si mesmo, carrega em seu discurso mecanismos de poder e controle, incluindo e excluindo diversos conhecimentos científicos. Os próprios mecanismos de inclusão e exclusão são ferramentas inerentes ao discurso curricular predominantes nas instituições escolares. [...] Nas instituições escolares, o currículo em si mesmo é uma representação do poder do Estado, que, por meio de seus discursos, exerce dominação sobre segmentos da sociedade cujas culturas não são contempladas no currículo, impondo nesses discursos curriculares a dominação do conhecimento oficial sobre outros conhecimentos, diferenciando o que é aceito sobre o que é considerado marginal. [...] Outro aspecto relevante a se considerar a respeito do currículo é que ele não pode ser classificado meramente como uma lista de conteúdos programáticos divididos em anos de escolarização e em períodos ao longo de cada nível de escolarização, mas como um discurso difundido como ‘verdade’ e como ‘conhecimento’ pertencentes às instituições escolares e difundidos nos discursos dos professores, dos livros escolares, das políticas educacionais, visualizado na arquitetura escolar, presente nos comportamentos considerados socialmente aceitos na escola e reproduzidos por todos que a frequentam”. (OLIVEIRA, J.C. Conhecimento, currículo e poder: um diálogo com Michel Foucault. Espaço Pedagógico. v. 23, n. 2, Passo Fundo, p. 390-405, jul./dez. 2016)


Com base no texto, assinale a alternativa correta.

A

Nas instituições escolares, o currículo é uma representação da gestão escolar, que determina o que será contemplado.

B

O currículo carrega mecanismos de controle e poder, no momento em que inclui e exclui conhecimentos científicos.

C

O currículo é apenas uma lista de conteúdos programáticos divididos em anos de escolarização.

D

O currículo pertence às instituições escolares e não tem relação com os livros escolares, os discursos dos professores e as políticas educacionais.

E

A arquitetura escolar e os comportamentos socialmente aceitos não têm qualquer relação com o currículo.