Imagem de fundo

Sobre a cultura escrita como eixo transversal do currículo, considere as afirmações fei...

Sobre a cultura escrita como eixo transversal do currículo, considere as afirmações feitas com base na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).

1. A apropriação do conhecimento envolve interação com o outro e, assim, será permeada por textos nos diferentes gêneros do discurso nas diversas Áreas do Conhecimento com seus objetivos de ensino e de aprendizagem.

2. A escola é espaço de vivência de situações intensas e contínuas de leitura e escritura, em função dos objetivos das diferentes Áreas do Conhecimento, mas que tem também como horizonte o compromisso comum com a formação de sujeitos imersos nas diferentes manifestações da cultura escrita.

3. Projetos articulados ou interdisciplinares aparecem como facilitadores, um caminho necessário e fácil para o professor, independentemente de sua formação específica.

4. O importante é que o ensino subtraia a problematização, o questionamento, a elaboração de conceitos, cuidando apenas da formação de sujeitos intelectualmente ativos, atuantes, críticos no enfrentamento dos desafios do seu tempo.

5. A escola, como espaço de trabalho coletivo, demanda compartilhamento de objetivos, discussão de ideias, de conteúdos, práticas pedagógicas e busca de articulações possíveis entre as diferentes Áreas e dentro delas mesmas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
B
São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
C
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
E
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.