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No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Su...

No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Supervisor Escolar deve estar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo o qual o currículo pode ser considerado:

A

uma relação autônoma de componentes curriculares previstos na reunião de docentes, com os devidos detalhamentos de conteúdos fundamentais, imprescindíveis para os conhecimentos e informações a serem adquiridos e memorizados adequadamente pelos alunos.

B

como redes de fazeres e saberes, produzidas e compartilhadas nos cotidianos escolares, cujos fios, nós e linhas de fuga não se limitam a esses cotidianos, prolongando-se para além deles nos diferentes contextos vividos pelos sujeitos que praticam e habitam, direta ou indiretamente, as escolas.

C

como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem incorporados pelos alunos, tendo em vista seu aprimoramento cultural, indispensável para vencer obstáculos no percurso da vida, seja como pessoa, seja como profissional ajustado e cumpridor de todas as regras.

D

um processo dinâmico, com várias interfaces, sujeito a realizar as missões em diferentes níveis educativos, de acordo com as características destes, numa preocupação linear de realizações pedagógicas, coerentes com um planejamento detalhado e rígido.

E

como uma relação de saberes científicos, contemporâneos, de acordo com as intenções de um mundo globalizado, de aceitação dos principais conceitos que poderão ser vividos pelos alunos no futuro, numa atitude de aceitação e obediência ao que foi dito nas escolas.