Imagem de fundo

Fernanda tem 4 anos e frequenta a Educação Infantil. Embora não saiba ler as palavras, ...

Fernanda tem 4 anos e frequenta a Educação Infantil. Embora não saiba ler as palavras, sabe ler o mundo muito bem, ou seja, tem um vasto conhecimento prévio para sua idade. Interessa-se principalmente pelos assuntos relacionados a animais e, para aprender cada vez mais, tem afinidade por assistir a programas televisivos informativos e ver ilustrações de livros sobre animais e pedir para que sua mãe leia trechos a ela. Muitos alunos sentem curiosidade em conhecer mais a alimentação, por que vivem na terra etc. Pensando em práticas pedagógicas voltadas para a faixa etária e para o conhecimento dos alunos, é correto afirmar que

A

é possível incluir essa temática no currículo, considerando todo conhecimento como uma rede de outros saberes e respaldando-se nos princípios de transversalidade.

B

o mais adequado é elaborar uma sequência didática para desenvolver a temática, sobretudo, por poder ser realizada em um tempo mais reduzido – em torno de uma semana ou quinze dias – a fim de tornar-se uma atividade investigativa e, ao mesmo tempo, prática.

C

o conteúdo do currículo pode ser variável, pois no momento do planejamento inicial já é determinado um espaço para que os alunos sugiram um tema a ser trabalhado.

D

nas perspectivas epistemológicas e metodológicas, esse trabalho não pode ser realizado dissociado de um projeto interdisciplinar, que envolva necessariamente todas as disciplinas curriculares.