A coordenadora e os professores do 1º ano do Ensino Fundamental elaboraram uma aula de ...

A coordenadora e os professores do 1º ano do Ensino Fundamental elaboraram uma aula de história sobre família. Para isso, selecionaram uma imagem em que há um casal e dois filhos, todos sorrindo. A coordenadora pedagógica agendou assistir à aula da professora, seguindo um cronograma regular de observação de aulas. Ao chegar à sala, viu todas as crianças dispostas em círculo, sentadas no chão, juntamente com a professora, que já iria iniciar a roda de conversa. Então, mostrou aos alunos a imagem e perguntou a eles como a família é formada. Em coro, os estudantes responderam que é composta de pai, mãe e filhos. A professora interveio questionando a importância da mãe e do pai para o lar e como os filhos precisam se comportar – serem prestativos, educados e não brigarem entre si. Finalizou-se a roda de conversa. Pensando na formação do currículo, a aula descrita

A

foi planejada adequadamente, porque os alunos de 1º ano são pequenos para compreender que a família pode ser formada de outros modos. Além disso, é importante para esta faixa etária saber que é preciso valorizar os pais e respeitá-los.

B

não foi planejada adequadamente, porque a professora não deixou que os alunos participassem mais. Cada um poderia falar como ajuda em casa ou como trata seus pais.

C

foi planejada adequadamente, porque os alunos estavam em círculo e não enfileirados, todos puderam ver a figura e apreender o saber que estava sendo transmitido.

D

não foi planejada adequadamente, porque a professora não considerou que muitos alunos vivem em famílias estruturadas de outro modo. A figura utilizada transmitiu uma visão restrita de família, a condução da aula foi moralista e desviou-se do assunto principal, inibindo a participação dos alunos.