Planejar currículo implica em tomar decisões
educacionais, compreendendo os conceitos curriculares
existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da
educação e do homem que se pretende formar. Ele é
algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com
as realidades ideológicas vividas num determinado
momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá
de se fundamentar de modo que:
A
Priorize testes, provas e exames como métodos de
avaliação eficazes para analisar o potencial de cada
aluno.
B
Considere o saber como algo a ser transmitido,
desconsiderando o que o aluno já possui.
C
Compreenda o aluno como sujeito do seu processo
de aprendizagem, indo ao encontro das suas
capacidades e interesses, pois tudo que o cerca, em
todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
D
Transforme a sala de aula num ambiente de escuta e
recepção, onde o ideal é que ninguém converse e
todos fiquem atentos para saber posteriormente o que
o professor explicou.