O currículo é um documento complexo que reúne todas as ações de uma determinada institu...

O currículo é um documento complexo que reúne todas as ações de uma determinada instituição de ensino. Ele pode apresentar diversas extensões ou dimensões, que culminam na exposição de suas ações, podendo apresentar-se de forma explícita, implícita ou por intermédio de ações intencionais ou não-intencionais. Assim, sobre as diversas dimensões que compõem o currículo, relacione a primeira coluna com a segunda:

A- Currículo oficial

B- Currículo formal

C- Currículo em ação ou real

D- Currículo explícito

E- Currículo vazio ou nulo

( ) É o que foi planejado oficialmente para ser trabalhado nas diferentes disciplinas e séries de um curso. É o que consta na Proposta Curricular do Estado, nas Propostas Curriculares das Secretarias de Educação ou nos livros didáticos, elaborados a partir dessas.

( ) São todos os tipos de aprendizagem que os estudantes realizam pelo fato de já estarem escolarizados. É a consequência de viver uma experiência num ambiente que propõe-impõe todo um sistema de comportamento e valores, e não só de conteúdos, de conhecimentos a assimilar.

( ) Abrange todas as atividades e conteúdos planejados para serem trabalhados na sala de aula. Incluiu também o currículo oficial. ( ) Representa a dimensão visível do currículo e se constitui nas aprendizagens intencionalmente buscadas ou deliberadamente promovidas por meio do ensino.

( ) Constitui-se nos conhecimentos ausentes, tanto das propostas curriculares (currículos formais) como das práticas da sala de aula (currículo em ação), que, muitas vezes, abrangem conhecimentos significativos e fundamentais para a compreensão da realidade e para a atuação nela. Também chamado “campos de silêncio” ou de “omissões”, seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de afirmação e negação de elementos das diferentes culturas, produzindo efeitos sobre o estudante, tanto em função do que diz como daquilo que silencia.

A sequência correta é:
A
D, C, B, A, E
B
A, B, C, D, E
C
A, C, B, D, E
D
D, A, B, C, E