O currículo é um documento complexo que reúne todas
as ações de uma determinada instituição de ensino. Ele
pode apresentar diversas extensões ou dimensões, que
culminam na exposição de suas ações, podendo
apresentar-se de forma explícita, implícita ou por
intermédio de ações intencionais ou não-intencionais.
Assim, sobre as diversas dimensões que compõem o
currículo, relacione a primeira coluna com a segunda:
A- Currículo oficial
B- Currículo formal
C- Currículo em ação ou real
D- Currículo explícito
E- Currículo vazio ou nulo
( ) É o que foi planejado oficialmente para ser trabalhado
nas diferentes disciplinas e séries de um curso. É o
que consta na Proposta Curricular do Estado, nas
Propostas Curriculares das Secretarias de Educação
ou nos livros didáticos, elaborados a partir dessas.
( ) São todos os tipos de aprendizagem que os
estudantes realizam pelo fato de já estarem
escolarizados. É a consequência de viver uma
experiência num ambiente que propõe-impõe todo um
sistema de comportamento e valores, e não só de
conteúdos, de conhecimentos a assimilar.
( ) Abrange todas as atividades e conteúdos planejados
para serem trabalhados na sala de aula. Incluiu
também o currículo oficial.
( ) Representa a dimensão visível do currículo e se
constitui nas aprendizagens intencionalmente
buscadas ou deliberadamente promovidas por meio
do ensino.
( ) Constitui-se nos conhecimentos ausentes, tanto das
propostas curriculares (currículos formais) como das
práticas da sala de aula (currículo em ação), que,
muitas vezes, abrangem conhecimentos significativos
e fundamentais para a compreensão da realidade e
para a atuação nela. Também chamado “campos de
silêncio” ou de “omissões”, seu significado é
fundamental para entender o currículo como espaço
de afirmação e negação de elementos das diferentes
culturas, produzindo efeitos sobre o estudante, tanto
em função do que diz como daquilo que silencia.
A sequência correta é: