Uma professora dos Anos Iniciais propôs a sua turma que medisse a altura de um dos estudantes, utilizando os palmos de três crianças diferentes como unidades de medida. Após as medições, a professora analisou, com os estudantes, os diferentes resultados obtidos registrados no quadro a seguir.
Considerando as orientações metodológicas expostas no eixo “grandezas e medidas” das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental e da EJA do Município de Vitória, pode-se afirmar que esta atividade está:
de acordo com as diretrizes que orientam que unidades de medidas não convencionais podem ser abordadas nos Anos Iniciais.
de acordo com as diretrizes que orientam que somente as unidades de medidas não convencionais devem ser abordadas nos Anos Iniciais.
em discordância com as diretrizes que orientam que devem ser abordadas apenas unidades de medidas convencionais nos Anos Iniciais.
em discordância com as diretrizes que orientam que os estudantes dos Anos Iniciais não devem realizar medições na sala de aula.
em discordância com as diretrizes que orientam que os estudantes não devem refletir sobre a necessidade de padronização.