Os Institutos Federais de Ensino têm em si a peculiaridade de atuarem com uma grande di...

1
Q1147316
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Os Institutos Federais de Ensino têm em si a peculiaridade de atuarem com uma grande diversidade de público e de cursos oferecidos. Essas instituições atuam desde a educação básica até o ensino superior, contemplando cursos técnicos integrados ao ensino médio e educação de jovens e adultos na modalidade PROEJA. Essa pluralidade o diferencia tanto das universidades, quanto das escolas comuns. Considerando essa diversidade, assinale a alternativa INCORRETA sobre a atuação interdisciplinar do (a) psicólogo (a) escolar.

A

Trabalhar conteúdos sobre o desenvolvimento e aprendizagem, assim como questões sobre relações interpessoais que permeiam o processo educativo.

B

É função da (o) psicóloga (o) participar do trabalho de elaboração, avaliação e reformulação do projeto, destacando a dimensão psicológica ou subjetiva da realidade escolar.

C

A (ao) psicóloga (o) cabe uma prática que conduza a criança e o jovem a descobrir o seu potencial de aprendizagem, auxiliando na utilização de mediadores culturais (música, teatro, desenho, dança, literatura, cinema, grafite, e tantas outras formas de expressão artísticas) que possibilitam expressões da subjetividade.

D

Ao (A) psicólogo (a) escolar cabe realizar atividade clínica, na forma de terapia individual, com docentes, servidores (as) e estudantes com o objetivo de melhorar a saúde metal na instituição.

E

Dar visibilidade à presença do sujeito como uma totalidade, destacando a subjetividade que acompanha e caracteriza o processo educativo é tarefa específica das (os) psicólogas (os).