Nas instituições de educação infantil, a organização do trabalho pedagógico deve levar ...

Nas instituições de educação infantil, a organização do trabalho pedagógico deve levar em conta a importância da interação da criança com os seus pares, na perspectiva de produzir e compartilhar uma cultura da infância, constituída de ideias, valores, códigos próprios, formas específicas de compreensão da realidade, que lhes permitam não apenas reproduzir o mundo adulto, mas ressignificá-lo e reinventá-lo. A avaliação da aprendizagem na educação infantil constitui

A

uma ação planejada pelo professor para classificar os aprendizes de acordo com as habilidades e os conhecimentos assimilados no decorrer das aulas, permitindo a atribuição de notas ou conceitos que indiquem se serão ou não promovidos para o ano seguinte.

B

um conjunto de atividades definidas pelos órgãos públicos e pelos gestores escolares, que visem a um melhor aproveitamento do tempo que a criança passa na escola, possibilitando também a prestação de contas aos pais e à sociedade.

C

um processo que envolve as ações de verificar, fazer comparações, julgar e decidir, tendo um caráter mediador e acolhedor que permite acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos aprendizes, possibilitando ao professor rever e aprimorar a sua prática.

D

uma estratégia didática que permite a mensuração do desempenho das crianças, baseada em atividades planejadas que possibilitem ao professor a organização das classes de acordo com o desempenho cognitivo dos aprendizes.