O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. É a principal atividade das crian...

O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. É a principal atividade das crianças quando não estão dedicadas às suas necessidades de sobrevivência (repouso, alimentação, etc.). Na perspectiva da criança, brinca-se pelo prazer de brincar, sendo ela a protagonista na construção do conhecimento. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

A

As brincadeiras devem ser sempre orientadas para permitir à criança o exercício de sua criatividade, de seu pensamento.

B

Ao brincar, a criança apenas expressa e comunica suas experiências, estando impossibilitada de se reconhecer como sujeito pertencente a um grupo social e a um contexto cultural.

C

A compreensão da riqueza do processo de brincar para a formação das crianças implica concebê-la nas práticas pedagógicas cotidianas dos espaços de educação infantil como uma dimensão secundária das interações que ali são estabelecidas entre adultos e crianças e crianças entre si, assim como do processo de construção de conhecimentos e da experiência cultural.

D

O brincar pode ser compreendido como uma atividade construída pela criança nas interações que estabelece com outros sujeitos e com os significados culturais do seu meio.