Pedagogia Educação Infantil Alfabetização e letramento

Considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:

  • A.

    o respeito à dignidade e aos direitos das crianças, dependendo das suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, etc.

  • B.

    o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

  • C.

    o acesso das crianças, se possível, aos bens socioculturais, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

  • D.

    a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas práticas sociais, dependendo de sua necessidade de atendimento especializado.

  • E.

    o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência em detrimento dos relacionados ao desenvolvimento de sua identidade.