Imagem de fundo

Na interação com manifestações de músicas, artes plásticas e gráficas, cinema, fotograf...

Na interação com manifestações de músicas, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura, as crianças podem alimentar experiências de apropriação dessas diferentes linguagens artísticas. Em O trabalho do professor na educação infantil, Oliveira et. alii (2016) afirmam que, na experiência com as linguagens artísticas, as crianças devem construir conhecimentos necessários para o desenvolvimento de seu próprio percurso criativo, por exemplo,

A

utilizar as tradicionais bandinhas de música em seu processo de criação para produzir improvisações musicais, já que esses instrumentos são os mais indicados para essa atividade, tendo em vista que a sonoridade é boa e, quando tocados juntos, produzem um som alto e claro.

B

participar de sessões regulares de apreciação musical, momento em que a criança deve contemplar somente canções infantis de artistas brasileiros, e também, participar de rodas de leitura para a escuta atenta de bons textos da literatura infantil.

C

assistir sessões compartilhadas de filmes, exclusivamente infantis, e preferentemente obras de grande circulação, para que tenham acesso a essa arte, tendo em vista que a maior parte dos educandos que frequenta as escolas públicas nunca foi ao cinema.

D

ampliar o repertório de imagens, músicas, movimentos e enredos, apropriando-se dessas referências culturais em seu próprio processo de criação e, ainda, deparar-se com problemas estéticos e desenvolver estratégias para solucioná-los. Podem também, apreciar as suas próprias produções, bem como as de colegas.

E

ensaiar peças de teatro ou atividades de dança para apresentação nos eventos e festas da escola, devendo as coreografias e as intepretações ser ensinadas, unicamente, pelo professor da turma ou por profissional devidamente habilitado na área.