A fim de efetivar um projeto voltado ao desenvolvimento do esquema corporal das crianças, a professora de educação infantil Maria Auxiliadora propôs atividades com movimentos precisos. Para tanto, ela selecionou alguns exercícios de motricidade refinada, com base no que Meur (1991) propõe na obra Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil, para crianças a partir de 3 anos de idade, tendo em vista a etapa de desenvolvimento denominada “o corpo vivido”. Em consonância com a perspectiva da referida obra, as atividades propostas pela professora às crianças foram:
aplaudir; bater os cotovelos na mesa; andar com uma bola entre as pernas.
vestir, ela própria, uma boneca; cortar em linha reta; brincar de embrulhar objetos miúdos.
imitar olhos de chinês; tapar os ouvidos; morder uma maçã e observar as marcas.
estalar a língua; andar de joelhos; amuar-se (colocar os cotovelos nos joelhos).
ficar de olhos vendados; fazer um buraco na areia com o dedo; andar descalço na areia, no tapete e no chão liso.