Imagem de fundo

As práticas pedagógicas na Educação Infantil são compostas por várias práticas que form...

As práticas pedagógicas na Educação Infantil são compostas por várias práticas que formam a proposta curricular da Educação Infantil e que devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, o que possibilita um desenvolvimento amplo da criança sobre si e o social garantindo experiências que

A

tenham como foco somente a valorização da cultura regional, ocorrendo a interação e o conhecimento, pelas crianças, das manifestações e tradições culturais brasileiras.

B

evitem possibilitar às crianças experiências, contato de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.

C

dificultem situações mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, autoorganização, saúde e bem-estar.

D

evitem levar aos alunos situações-problemas, procurando não despertar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

E

possibilitem às crianças experiências com diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical.