Questões de Concurso de Educação Infantil - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1181236

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 65

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

O conjunto de padrões de reação e de interação com o ambiente e com outras pessoas (crianças ou adultos) que diferencia cada criança é denominado

  • A.

    percepção.

  • B.

    interação.

  • C.

    personalidade.

  • D.

    nativismo.

  • E.

    empirismo.

Questão de Concurso - 1195339

Concurso IFRR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Biologia 2019

Questão 18

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

A organização da Educação Infantil, de acordo com a Lei 9.394/96 - LDB, considera algumas das seguintes regras comuns: 


I. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.  
II. Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional. 
III. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral. 

Assinale

  • A.

    se somente o item I estiver correto.

  • B.

    se somente o item III estiver correto.

  • C.

    se somente o item II estiver correto.

  • D.

    se nenhum dos itens estiver correto.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

Questão de Concurso - 1208649

Concurso Agente Educacional 2019

Questão 27

Instituto de Consultoria e Concursos (ITAME)

Nível Médio

Sobre desenvolvimento e aprendizagem nos primeiros anos de vida tem-se as seguintes afirmações:

I. Para entender as aquisições que os meninos e as meninas podem fazer no decorrer dos anos da educação infantil, convém definir como consideramos o processo de aprendizagem das crianças e, também, as relações que podemos verificar entre a aprendizagem e o desenvolvimento.

II. O desenvolvimento refere-se ao crescimento que corresponderia basicamente aos aspectos biológicos, físicos e evolutivos das pessoas, ou seja, às mudanças quantitativas como alongamento dos ossos e aumento de peso corporal.

III. Crescimento, maturação e desenvolvimento são conceitos ligados às mudanças nos componentes físicos, mental, emocional e social do indivíduo que influenciam a aprendizagem

IV. A aprendizagem se refere aos processos mediante os quais mudamos condutas, maneiras de agir e de responder, incorporamos novos conhecimentos, valores e habilidades que são próprias da cultura e da sociedade em que vivemos.

Analisando as afirmações apresentadas, é correto afirmar que:

  • A. Apenas I, III e IV estão corretas
  • B. Apenas I e II estão corretas
  • C. Apenas III e IV estão corretas
  • D. Apenas II e III estão corretas

Questão de Concurso - 1212100

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Infantil 2019

Questão 57

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Médio

Analise, a seguir, o relato de estagiárias sobre a experiência que tiveram com crianças bem pequenas, em uma escola de educação infantil.


“Uma de nossas propostas [...] acabou por reduzirse a uma mera atividade sem sentido e reprodutora de estereótipos; foi o caso da tentativa frustrada e malconduzida da primeira pintura feita com guache, na qual pretendíamos que as crianças pintassem nos limites da flor recortada em cartolina. [...] Ficamos o tempo todo intervindo (melhor dizendo, controlando!) para que as crianças voltassem a se concentrar no que ‘deveriam’ fazer: pintar, única e exclusivamente, o interior da pequena flor. Elas demonstravam mais interesse em lambuzar as mãos, sentindo a textura, a cor e o cheiro da tinta utilizada. Pintaram até o papel que cobria a mesa”. (SOUZA; WEISS in OSTETTO (org.), 2009, p. 43).


Avalie as afirmações sobre a experiência das estagiárias.


I - Perceberam que a prática pedagógica, com crianças muito pequenas, envolve vivências relevantes, muita experimentação e exploração de todos os órgãos dos sentidos.

II- Trabalharam com a necessidade que as crianças têm de explorar ao máximo o que lhes está sendo apresentado ou oferecido, pois pintaram até o papel que cobria a mesa.

III- Ficaram atentas aos sinais que as crianças estavam transmitindo, oferecendo-lhes apoio para que se situassem em relação ao tempo e ao espaço destinados à atividade proposta.

IV- Compreenderam que a atividade educativa abarca todo o cotidiano das ações e situações e deve ser planejada com cuidado, para se tornar significativa para a criança e para o educador.


Está correto apenas o que se afirma em


  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e IV.

Questão de Concurso - 1212102

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Infantil 2019

Questão 59

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Médio

No cotidiano da prática pedagógica da educação infantil, tornou-se rotina o preenchimento de fichas e de relatórios sobre dificuldades e progressos no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Porém, muitas vezes, o hábito de registrar transformou- se em ato mecânico, uma prática que se repete. (OSTETTO, 2009).


Para o relatório se constituir objeto de reflexão e de avaliação, segundo essa autora, deverá conter


  • A.

    anotações da rotina na escola, pois o hábito de olhar o que nos é familiar, no mesmo campo visual, aumenta a curiosidade.

  • B.

    histórico minucioso e diário de todos os fatos, acontecimentos e atividades desenvolvidos, conforme o tempo previsto no planejamento.

  • C.

    registro do que as crianças deveriam fazer para melhor localizar as suas faltas e dificuldades, a fim de orientá-las para que alcancem um padrão ideal.

  • D.

    notas sobre a percepção do que faz e diz cada criança, como perguntas, gestos, choros e risos, observados no conjunto de ações, nas diversas situações de aprendizagem.

Questão de Concurso - 1212103

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Infantil 2019

Questão 60

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Médio

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I - As escolas precisam acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças e articulá-los em suas propostas pedagógicas, de maneira complementar à educação familiar, especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas,

PORQUE

II - a criança é um ser que aprende, observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos, assimila valores e se apropria do conhecimento sistematizado que deve resultar no confinamento dessas aprendizagens a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo, sem a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas.


A respeito das asserções, é correto afirmar que


  • A.

    as duas são falsas.

  • B.

    a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

  • C.

    as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • D.

    as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Questão de Concurso - 1215734

Concurso Prefeitura de Ponte Nova Professor de Educação Básica - Área: Educação Física 2019

Questão 53

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Superior

Sobre a organização da educação infantil e suas regras comuns, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo:


( ) Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias, para o turno parcial, e de 7 (sete) horas para a jornada integral.

( ) Carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.

( ) Controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 70% (setenta por cento) do total de horas.

( ) Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.


De acordo com as afirmações, a sequência é


  • A.

    F, V, F, V.

  • B.

    V, F, V, F.

  • C.

    V, V, F, V.

  • D.

    F, F, V, F.

Questão de Concurso - 1191678

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Educação Infantil 2019

Questão 12

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

O interesse no campo do desenvolvimento infantil começou a surgir no início do século XX.É fundamental perceber como as crianças aprendem. O crescimento saudável permite mudanças nos aspectos cognitivo, físico, social e emocional. Refletindo acerca das teorias de desenvolvimento infantil, percebe-se acerca da criança:

  • A.

    segundo Freud, não tem seu comportamento influenciado nem por seus desejos, nem pelas suas experiências, mas, apenas, pelas orientações que recebe dos adultos.

  • B.

    segundo Vigotsky, aprende ativamente e por meio de experiências práticas; o aprendizado é um processo inerentemente social, se integra na compreensão do indivíduo sobre o mundo em que vive.

  • C.

    de acordo com o behaviorismo proposto por Watson e Skinner, aprende por ensaio e erro, portanto, seus acertos devem ser recompensados e a reflexão sobre as falhas, estimulada.

  • D.

    para Piaget, pensa como o adulto, contudo, os exemplos de que dispõe para aprender pertencem ao mundo infantil, ao qual escola e família devem se adaptar.

  • E.

    segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo, só aprende a partir dos 12 anos de idade até a idade adulta, quando as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar sobre conceitos abstratos.

Questão de Concurso - 1199027

Concurso Orientador Educacional 2019

Questão 22

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando procedimentos que os profissionais devem fazer para investigar a experiência com a cultura escrita de crianças ingressantes no primeiro ano do Ensino Fundamental.

( ) Organizar jogos que demonstrem a experiência das crianças sobre escrever.

( ) Promover brincadeiras que permitam conhecer as experiência das crianças sobre ler.

( ) Organizar situações lúdicas que permitam avaliar a experiência das crianças sobre contar e ler números.

( ) Promover as situações de avaliação sem explicar às crianças o objetivo da atividade de investigação da cultura escrita em que ela está inserida.

( ) Organizar situações em que as crianças precisem expressar-se matematicamente (maior que, menor que, a mais, a menos, antes, depois, etc).

( ) Apresentar o espaço educativo, solicitando que a criança complemente oralmente sua descrição desses espaços.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V • V • V • F • V • V
  • B. V • F • V • F • V • V
  • C. F • V • F • V • V • F
  • D. F • V • V • V • F • V
  • E. F • F • F • V • V • V

Questão de Concurso - 1199091

Concurso Orientador Educacional 2019

Questão 35

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

O ingresso das crianças na Educação Infantil inaugura novas formas de convivência para toda família.

Com relação as famílias, os especialistas em assuntos educacionais devem:

1. ter um planejamento de ações que visam conhecer, informar e trocar experiências com elas.

2. saber que as famílias necessitam ser consideradas parceiras no processo de inserção, assim promover uma postura de acolhimento por parte de todos profissionais.

3. informar que as crianças têm direito à presença de um de seus familiares na unidade de educação infantil durante seu processo de inserção, e que essa permanência e acompanhamento necessitam ser negociados a partir da necessidade das crianças e possibilidades da família.

4. disponibilizar materiais que ajudem as famílias a compreenderem melhor o processo de inserção das crianças na unidade educativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.