Imagem de fundo

A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, cuja função sustenta-se no...

A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, cuja função sustenta-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural necessita que:

1. sejam asseguradas vivências para as crianças que considerem as necessidades, os interesses e os direitos, tendo o educar e cuidar como base.

2. seja entendido que há diversas infâncias, que precisam ser consideradas ao se objetivar a ampliação, diversificação e complexificação dos seus repertórios de conhecimentos e culturais.

3. a experiência se caracteriza como o que fica na memória, o que pode ser narrado. Nesse sentido, a experiência é aquilo que dura e, para tal, o planejamento e a constância nas proposições são fundamentais.

4. cabem aos profissionais que atuam com as crianças, mediante o processo de planejamento, observação, registro, avaliação e replanejamento, estruturar o cotidiano tendo em conta toda a riqueza que o compõe.

5. a formação integral se realiza através de uma ação intencional orientada de forma a contemplar cada uma destas dimensões, o que exige plano de curso separado para cada dimensão.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
B
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
C
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
D

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

E

São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.