Imagem de fundo

Ideias pedagógicas, construídas num período avançado da Idade Média, na Europa, podem s...

Ideias pedagógicas, construídas num período avançado da Idade Média, na Europa, podem ser consideradas Fundamentos da Educação Infantil, também no Brasil. Autores como Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Froebel e Montessori, entre outros, podem ser considerados como responsáveis pela construção de um “sistema de ensino centrado na criança” (OLIVEIRA, p. 62, 2002). Em relação às ideias de Rousseau, acerca da infância, é possível afirmar que

A

a infância deve ser uma preparação para a vida adulta, e a criança deve ser educada conforme fins e meios estabelecidos pelo adulto.

B

a infância não deve ser considerada uma preparação para a vida adulta, pois a criança tem valor em si mesma.

C

a criança, em seu processo escolar, deve espelhar-se no adulto.

D

na infância, a criança deve ser sempre orientada pelo adulto, pois não apresenta capacidades de construir saberes, por si mesma.

E

a educação da infância deve ser pautada unicamente em valores morais.