Pedagogia Educação e Sociologia Educação e cidadania

A cultura é como água: compõe cada célula de nossa existência. É insípida, invisível, intangível, e, ainda assim, tudo está embebido nela. (Beaudoin e Taylor)

As autoras, estudiosas do fenômeno conhecido como bullying, apresentam a tese de que a cultura

  • A.

    promove mudanças no indivíduo, atenuando o comportamento agressivo daqueles que passam por uma evolução cultural, o que resulta em uma sociedade mais pacífica, refletindo também em comportamento menos agressivo dos alunos na escola.

  • B.

    limita as opções de solução para situações problemáticas, pois o pensamento do indivíduo está sujeito a um filtro cultural daquilo que é aceitável em um contexto específico.

  • C.

    expande as opções da sociedade, pois traz novos elementos e criatividade na solução contra comportamentos agressivos.

  • D.

    gera possibilidades na sociedade de capitalismo avançado, pela facilidade que esta oferece ao acesso a instrumentos e meios de combater a violência.

  • E.

    exige normas para o convívio social, o que inibe a incidência de situações de agressão e de violência dentro da escola.