A respeito da comunicação e da interação grupal no processo de planejamento, assinale a...

A respeito da comunicação e da interação grupal no processo de planejamento, assinale a opção correta.

A

Ao envolver todas as áreas organizacionais em prol das ações sinérgicas para o alcance de objetivos comuns, a comunicação institucional forma um ciclo loquaz entre emissor, receptor, mensagem, canal, contexto e código.

B

Uma das formas de analisar ou compreender os processos grupais é por meio dos vetores universais de avaliação, como pertença, cooperação e afiliação, sendo a comunicação o vetor universal mais importante.

C

Para analisar a operatividade de grupos de trabalho, o pedagogo deve considerar a dependência e a complementaridade, que são dimensões do planejamento e da comunicação, respectivamente.

D

No modelo interpretativo de comunicação, a organização é um fenômeno cultural composto por trabalhadores, mulheres e outros grupos nos quais a estrutura social e o processo simbólico causam distorções sistemáticas de comunicação.

E

Durante o processo de interação grupal — no qual se destacam os papéis de líder progressista, líder da resistência, bode expiatório e porta-voz —, surgem conflitos entre o horizontal dos sujeitos e o vertical do grupo.