Imagem de fundo

As dimensões éticas são consideradas como importantes no sistema educativo brasileiro e...

As dimensões éticas são consideradas como importantes no sistema educativo brasileiro e estão presentes nas normativas legais, quer no que diz respeito à formação dos alunos, quer no que se refere à formação dos professores, tornando-se a ética um dos princípios fundantes para o exercício profissional. Nessa perspectiva, compreende-se que

A

a formação do sujeito ético se faz em grande parte fora do âmbito educativo formal, com vistas a uma formação mais ampla, sistemática e mais estruturada, pois esta é uma responsabilidade de toda a sociedade e não de suas instituições.

B

a formação ética profissional é um prolongamento da ética pessoal e integra um todo, mas se diferencia segundo os papéis desempenhados pelos sujeitos nas instituições educacionais, em conformidade com o cargo administrativo que exercem.

C

a formação de professores como educadores morais devia ocupar os currículos, e a regulação ética da profissão não poderia ocupar esses programas, pois a complexidade do processo de formação exige uma abordagem técnico-intelectual e instrumental.

D

a formação ética favorece a dialógica criativa, reflexiva e autorreguladora entre o universal e o singular; em vez da simples normatização, discute as relações com outras pessoas, as responsabilidades de cada um, os princípios e valores que dão sentido à vida.