Pedagogia Avaliação Educacional Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados

À avaliação da aprendizagem têm sido atribuídos diferentes significados relacionados, especificamente, à forma autoritária e classificatória da avaliação tradicional. A respeito da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento e de autonomia, assinale a opção correta.

  • A.

    Avaliar é dinamizar oportunidades de reflexão e de conhecimento em um momento terminal do processo educativo.

  • B.

    Deve-se compreender a relação entre educação e avaliação como dois momentos distintos e não relacionais.

  • C.

    Por intervir em todo o trabalho pedagógico, a avaliação não pode ocorrer de forma isolada, mas deve estar ligada a um projeto fundamentado que tenha como objetivo a aprendizagem.

  • D.

    Na perspectiva da construção de conhecimento, competências e habilidades, a avaliação se caracteriza um movimento de problematização dissociado da reflexão sobre a ação.

  • E.

    A avaliação é um espaço de mediação, de processo interativo de aprendizagens sobre si e sobre a realidade no qual prevalece a cultura da classificação e da seleção.