Um professor em um curso de pedagogia empresarial afirmou que “formação profissional compreende todos os processos educativos em escolas ou empresas que fornecem conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais relacionados à produção de bens e serviços”. Um atento aluno que estava na turma identificou que a frase apresentava uma definição restritiva do conceito de formação profissional, pois:
A
a natureza da formação profissional não é processual, já que a formação é um período específico da vida que antecede o ingresso no mercado de trabalho;
B
a ligação com o sistema educacional é tênue, sendo comum encontrar educação profissional apenas nos cursos de nível técnico que ainda são raros no Brasil;
C
a formação profissional não compreende todos os processos educativos relacionados à produção de bens e serviços, mas sim os processos iniciais de carreira;
D
a formação profissional não deve fornecer conhecimentos prontos, mas permitir que o indivíduo adquira e desenvolva conhecimentos;
E
os conhecimentos da formação profissional não se caracterizam como técnicos e operacionais, uma vez que a fase de formação antecede as experiências laborais.