O planejamento escolar não é algo novo, já aparece no início dos anos 1960 e se desenvo...

O planejamento escolar não é algo novo, já aparece no início dos anos 1960 e se desenvolve na década seguinte, quando se difunde a prática do planejamento curricular. Nos anos 1980, consolidou-se a expressão projeto pedagógico, que confere maior amplitude à ideia de um planejamento abrangente de todo o conjunto das atividades escolares e não apenas do currículo, tornando-se exigência da Lei n. 9.394/96. Este contexto foi favorável a uma mudança paradigmática importante no campo da gestão e da organização do trabalho educativo, pois

A

possibilitou a disseminação das práticas de gestão participativa, consolidando-se o entendimento de que o projeto pedagógico deve ser pensado, discutido e formulado coletivamente, de forma a contribuir para a construção da autonomia escolar.

B

reforçou a importância do planejamento como elemento organizador do trabalho escolar, que teve de ser realizado segundo rigorosos critérios técnicos, valorizando a tomada de decisão dos gestores com vistas a uma maior eficiência dos processos educativos.

C

contribuiu para valorizar os cargos administrativos de supervisão e inspeção escolar, responsáveis pelo acompanhamento e pela avaliação do trabalho docente, bem como pela definição de critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem.

D

implantou novas rotinas escolares com ênfase na valorização da capacidade e do talento da equipe escolar, estimulando a competição entre os professores por meio de mecanismos de premiação aos melhores do ano, pelo cumprimento de metas estabelecidas.