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De acordo com Hackenhaar (2017), o aparecimento de conselhos nas escolas ocorreu na Fra...

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Q1129452
Teclas de Atalhos
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De acordo com Hackenhaar (2017), o aparecimento de conselhos nas escolas ocorreu na França na década de 1940. À época, nenhuma das formas de organização dos conselhos tinha como centro a participação crítica do estudante no ambiente escolar. Ainda segundo a autora, no Brasil, “a consolidação dos conselhos escolares acontece durante a ditadura civil-militar” (p. 63), momento de implantação do ensino técnico para atender às necessidades do mercado de trabalho. Nessa perspectiva, a escola também não tinha interesse no desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes. O espaço escolar de conselho era o do Conselho de Classe, com prioridade para a avaliação discente, como meio de julgamento de sua trajetória comportamental e de aprendizagem.

HACKENHAAR, Heloísa Junges. A experiência dos conselhos participativos no Colégio de Aplicação da UFSC (2016-2017). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br. Acesso em: 5 set. 2018.


Para a autora, na qualidade de um espaço coletivo de discussão e deliberação da escola, a organização e o funcionamento de um conselho, com foco na formação democrática e participativa do estudante, deve


A

preparar as condições necessárias para que o professor examine as dificuldades de aprendizagem do estudante e possa corrigir o desempenho da formação discente.

B

evitar discussões que extrapolam os efetivos problemas de comportamento discente e transmissão de conteúdo no cotidiano das salas de aula.

C

concentrar os anseios, críticas e desejos dos estudantes em entrevistas individuais nos setores de orientação educacional da escola.

D

superar a resistência hierárquica docente na avaliação de seus métodos e práticas pedagógicas pelos estudantes.