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Segundo Aquino (2003, p.50) “os contratempos disciplinares sinalizariam o impacto do in...

Segundo Aquino (2003, p.50) “os contratempos disciplinares sinalizariam o impacto do ingresso de uma clientela diferenciada em uma estrutura opaca e resistente a mudanças. Desta feita, a gênese da indisciplina residiria nos conflitos perpetrados pelas próprias práticas escolares, incapazes de dialogar com novos perfis discentes – uma escola de massa que, de certa forma, ainda preserva princípios pedagógicos e políticos de uma escola de elite, de outrora”. Uma outra forma de relacionar com as novas gerações seria, na visão do autor, recorrer a dois mecanismos básicos de regulação democrática do convívio escolar: os contratos pedagógicos e as assembleias de classe. Estas últimas são

A

estratégias livremente consentidas de organização e ritualização democrática de sala de aula, estabelecidas por meio da consagração dos principais papéis, diferentes e complementares, de professor e aluno.

B

momentos institucionais privilegiados de diálogo, cuja marca principal é o protagonismo do grupo de alunos e de professores na discussão de questões pertinentes ou necessárias para otimizar a ação e a convivência democráticas.

C

mecanismos que objetivam a oficialização dos múltiplos deveres dos segmentos envolvidos em determinada instituição escolar, incluindo todos os segmentos da comunidade acadêmica, até mesmo os pais.

D

ações que asseguram à coordenação pedagógica a identificação de soluções técnicas e organizacionais legítimas para a gestão dos recursos físicos, financeiros, pedagógicos e humanos da escola.