Imagem de fundo

Para Marchesi e Martín (2003, p.114), “a descentralização da gestão do ensino e a maior...

Para Marchesi e Martín (2003, p.114), “a descentralização da gestão do ensino e a maior autonomia concedida às escolas é uma tendência constante na maioria dos países. A autonomia desenvolve-se para favorecer a capacidade de decisão das escolas, para aumentar o compromisso da comunidade educativa e para facilitar a adaptação de cada escola ao seu ambiente e a seus alunos.”


Por estes motivos, cabe ao professor participar de reuniões, de conselhos e de outras atividades que ajudem a escola a aumentar sua efetividade no que diz respeito à aprendizagem dos alunos.

Avalie o que se afirma sobre as contribuições do professor que participa de reuniões, dos conselhos e de outras atividades que conferem autonomia às escolas.

I- A participação dos professores ajuda a escola a promover mudanças decorrentes das transformações sociais, das propostas externas de reforma e dos programas internos de inovação.

II- A participação dos professores e da comunidade favorece o envolvimento e o compromisso, abrindo novas vias para a cooperação.

III- A participação dos professores em reuniões, conselhos e outras atividades confere à escola um caráter centralizador e regulador do ensino.

Está correto apenas o que se afirma em

A

II.

B

I e III.

C

II e III.

D

I e II.