Imagem de fundo

Acerca da criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, ana...

Acerca da criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Em 1941 vigorou uma série de leis conhecidas como a “Reforma Capanema”, que remodelou todo o ensino no país e tinha como principais pontos: o ensino profissional passou a ser considerado de nível médio; o ingresso nas escolas industriais passou a depender de exames de admissão; os cursos foram divididos em dois níveis, correspondentes aos dois ciclos do novo ensino médio: o primeiro compreendia os cursos básico industrial, artesanal, de aprendizagem e de mestria. O segundo ciclo correspondia ao curso técnico industrial, com três anos de duração e mais um de estágio supervisionado na indústria, e compreendendo várias especialidades.

II. O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) traz a marca do aprofundamento da relação entre Estado e economia. Neste período, a indústria automobilística surge como o grande ícone da consolidação da indústria nacional. O Plano de Metas do Governo JK nesses cinco anos prevê investimentos maciços nas áreas de infraestrutura (à produção de energia e ao transporte são conferidos 73% do total dos investimentos). Pela primeira vez contempla-se o setor de educação com 3,4% do total de investimentos previstos. O objetivo era a formação de profissionais orientados para as metas de desenvolvimento do país.

III. No ano de 1959, as Escolas Industriais e Técnicas são transformadas em autarquias com o nome de Centros Federais de Educação Tecnológica. As instituições ganham autonomia didática e de gestão. Com isso, intensificam a formação de técnicos, mão de obra indispensável diante da aceleração do processo de industrialização.

Assinale

A
se somente a afirmativa I estiver correta.
B
se somente a afirmativa II estiver correta.
C
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D
se somente a afirmativa III estiver correta.
E
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.