Imagem de fundo

Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da popu...

Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta.

A

Por influência desse movimento, as idéias positivistas ganharam a simpatia das gerações mais novas de oficiais formados pelas escolas militares, cujo currículo valorizava as ciências exatas em detrimento da tradição humanista.

B

Com o movimento da escola-nova, foi aprovada a Reforma Francisco Campos, que instituiu o novo estatuto das universidades brasileiras e a divisão do ensino secundário em dois ciclos, sendo que o último ciclo visava à preparação para o ensino superior.

C

Esse movimento, que defende a aplicação do modelo empresarial na escola, baseia-se na racionalização e na produção do sistema capitalista, sendo um dos objetivos dos teóricos que a defendem adequar a escola às exigências da sociedade industrial.

D

Esse movimento introduziu a defesa da escola pública para todos, a fim de que se pudesse alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios.