Imagem de fundo

Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada ...

Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.

II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.

III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.

IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.

As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teorias
A

instrumental, substantiva, crítica e construtivista.

B

construtivista, crítica, instrumental e substantiva.

C

crítica, construtivista, substantiva e instrumental.

D

substantiva, instrumental, construtivista e crítica.