Pedagogia História da Educação Brasileira

Discutia-se, na sala de reuniões de uma escola, a importância do aluno e da Educação para o futuro. Este assunto começou a ganhar força por volta da década de 1920, quando o aluno era o centro das atenções. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Surge a Escola Nova, movimento que reinventa a escola a partir de conhecimentos produzidos por meios alternativos, com embasamento empírico, não científico.

  • B.

    O aluno deve ser o sujeito mais importante da escola. Para isso, defende a adoção de novos métodos e a reforma dos currículos escolares.

  • C.

    O conhecimento deve ser ensinado exclusivamente na escola. Havia resistência quanto ao conhecimento adquirido fora da escola, ainda não se utilizava o contexto sociocultural no ensinoaprendizagem.

  • D.

    O Manifesto da Escola Nova, assinado por personalidades como Anísio Teixeira, defendia a universalização da escola pública, laica e gratuita e mudanças nas práticas e saberes pedagógicos, não levando em conta, contudo, a experiência da criança.