Imagem de fundo

Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade i...

Segundo Cortella (2011, p. 43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional”, é necessário reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos
A
na perspectiva da mentalidade dominante, que não abre espaço para a relatividade histórica e também não valoriza a compreensão das condições de produção do conhecimento.
B
na busca da gênese e dos desdobramentos dos valores e conhecimentos dos alunos e docentes, como questão fundamental na construção de uma relação pedagógica, autônoma e produtiva.
C
na ideia de transformação da realidade ou de elaboração de conhecimentos que adquire um sentido transcendental e que deve ser desconectado do aspecto processual do passado que o contamina.
D
numa visão de alteridade, onde identificar nos outros, e em si mesmo, o caráter múltiplo da humanidade significa conformar-se com a situação dos alunos que não conseguem aprender o que lhes é ensinado.
E
numa prática educativa que precisa relativizar o peso dos conhecimentos científicos, desqualificando-os, para diminuir a presunção dos cientistas, contra os não escolarizados, os que não têm sucesso na escola.