Chega, ao nosso meio, em 1994, o movimento da inclusão com a divulgação da Declaração d...

Chega, ao nosso meio, em 1994, o movimento da inclusão com a divulgação da Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994), sob o patrocínio da UNESCO, cujas linhas de ação visam ao seguinte universo conceitual: “O termo necessidades educacionais especiais refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. As escolas têm de encontrar maneira de educar com êxito todas as crianças, inclusive as que têm deficiências graves”. (BRASIL, 1994, p. l7).

Sobre as concepções que sustentam essa declaração, é INCORRETO afirmar que

A
o foco da prática escolar deixa de ser a deficiência e passa a centrar-se no aluno e no êxito do processo ensino e aprendizagem.
B
o conceito da integração sugere o atendimento às diferenças individuais nas classes especiais, salas de recursos ou serviço itinerante, mediante a preparação gradativa do aluno para o ensino comum.
C
a escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos e, não, os alunos às especificidades da escola.
D
o ensino deve ser diversificado e realizado em espaços diferenciados, respeitando as necessidades individuais dos alunos.