Imagem de fundo

Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolveram, em suas pesquisas, aspectos propriamente lin...

Ferreiro e Teberosky (1986) desenvolveram, em suas pesquisas, aspectos propriamente linguísticos da psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código da escrita, percorrendo um caminho que pode ser representado em quatro níveis: pré‐silábico, silábico, silábico‐alfabético e alfabético. Essa construção demonstra que a pesquisa segue uma linha regular e organizada em períodos. Sobre este pressuposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A
Ocorre o período da distinção entre o modo de representação icônica (imagens) ou não icônica (letras, números e sinais).
B
Ocorre o período da fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciado pelo período silábico e terminando no alfabético.
C
Ocorre o período da construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo (variedade de grafias) e o eixo quantitativo (quantidade de grafias).
D
Ocorre o período em que a escrita é uma construção real como sistema de representação, cuja criança não reinventa as letras e os números, mas utiliza os textos das cartilhas, para que se oriente na alfabetização.