De acordo com Luckesi, os métodos de uma pedagogia
crítico-social dos conteúdos não partem de um saber
artificial ou espontâneo, mas da relação direta entre a
experiência do aluno e o saber trazido de fora. Assim se
estabelece uma relação entre papel político-pedagógico do
professor e organização do ensino e da aprendizagem.
Acerca desse tema, é correto afirmar que
A
a pesquisa é um importante elemento para construção
de conhecimentos científicos, por isso deve ser feita
apenas por cientistas especializados.
B
os posicionamentos político-pedagógicos dos
professores não interferem na escolha dos conteúdos
a serem ensinados.
C
a organização dos conteúdos não demanda pesquisa, pois é elaborada pelos sistema de ensino que determinam, também os métodos a serem utilizados.
D
a pedagogia crítico-social dos conteúdos ignora o
papel político-pedagógico dos docentes, pois valoriza
as vivências dos alunos.
E
é preciso que o professor assuma o papel de
pesquisador em diferentes momentos do processo de
aprendizagem.