Imagem de fundo

A questão das desigualdades perante o ensino educacional temse constituído em um fenôme...

A questão das desigualdades perante o ensino educacional temse constituído em um fenômeno central para a compreensão da estratificação social e ocupacional nas sociedades capitalistas contemporâneas. Isto se explica
A
pela condição de que, por um determinado tempo, as características do ensino educacional visavam às desigualdades sociais com o objetivo da construção e manutenção de determinadas hierarquias sociais.
B
pela perspectiva de que o ensino escolar tem como função no sistema educacional, antes de mais nada, ser seletivo para os indivíduos no contexto de uma cultura em desenvolvimento e em uma sociedade emergente.
C
pelo aspecto de que, nos países em desenvolvimento, a estratificação social é fundamental para o crescimento e o ensino educacional não é significativo para a socialização e integração dos indivíduos.
D
pelo fato de que, durante um certo período, teorias e ideologias atribuíram à educação o papel de redentora das disparidades socioeconômicas e culturais presentes nas sociedades de classes ocidentais.