Na sala de 3a série do ensino médio em que estuda Gabriela, uma aluna que usa muleta canadense devido a malformação do membro inferior esquerdo, o professor de história propõe passar o filme Cinema, aspirinas e urubus dirigido por Marcelo Gomes, do projeto da Secretaria Estadual de Educação O Cinema vai à escola. O filme se passa em 1942 e aborda as relações estabelecidas entre os personagens principais: um alemão que fugiu da Europa no início da II Guerra Mundial e um sertanejo que resolve ajudá-lo a vender aspirinas nos povoados nordestinos passando filmes como chamariz. A atividade sugerida no Caderno de Cinema do Professor é uma pesquisa de campo no entorno da escola com uso de um breve questionário para coletar informações sobre a origem das pessoas, para discutir a migração de pessoas de diferentes culturas. Antes de mandar os jovens a campo em grupos, o professor deve:
Preparar um texto explicativo sobre o problema da aluna, caso alguém no bairro pergunte.
Fazer uma vistoria do trajeto para verificar se o caminho é acessível.
Exigir que a prefeitura elimine as barreiras para que o percurso fique nivelado e acessível.
Solicitar que a aluna fique na sala aguardando os alunos chegarem.
Acompanhar o grupo de Gabriela por precaução, para ajudá-la e prevenir quedas ou tropeços.