Imagem de fundo

Tomasini, ao discorrer sobre a segregação institucional da diferença, afirma que: A con...

Tomasini, ao discorrer sobre a segregação institucional da diferença, afirma que:

A concepção da denominada ‘deficiência mental’, por exemplo, como fenômeno visto como desviante, durante muito tempo apresentou uma visão apartada dos fatores socioculturais que a determinam. A ótica que privilegiava o sobrenatural como gerador do problema foi substituída, ao longo do tempo, pela concepção de origem médica, portanto uma visão organicista do problema... .

Assinale a alternativa que confirma a posição teórica da autora acerca da exclusão social de pessoas com alguma diferença.

A
As pessoas ou grupos de pessoas consideradas portadoras de problemas ou que se destacam sensivelmente do que está estabelecido como normal são sempre alvo de processos para a criação de mecanismos de correção de suas diferenças.
B
As pessoas com deficiência, em virtude de seus atributos, ao serem excluídas da grande maioria dos seres com os quais são comparadas, passam a ser consideradas uma negação da ordem social. Tudo e todos que não se encaixam no padrão social estabelecido são diferenciados. Não há limite para os rótulos: o pobre, o defeituoso, o louco, o ridículo, o velho etc.
C
A localização do mal ou doença no indivíduo, como fenômeno de causas endógenas, costuma mobilizar os mecanismos socioculturais na identificação da diferença, ou seja, não muda o eixo de visibilidade e a questão não é remetida ao contexto social.
D
As pessoas com deficiência mental deixaram de ser olhadas sob o ângulo do destino, portanto, de fatalidade, tanto em nível do senso comum como de um contingente de pessoas esclarecidas, pelo fato de teóricos da Educação Especial definirem o meio ambiente como o grande causador do problema.
E
Os comportamentos exacerbados, destoantes, e os considerados socialmente normais não fazem parte de campos antagônicos, já que os indivíduos não são categorizados conforme o problema que causam socialmente.