Imagem de fundo

Sobre a diversidade cultural, NÃO podemos afirmar que

Sobre a diversidade cultural, NÃO podemos afirmar que

A

a sociedade brasileira reflete, por sua própria formação histórica, o pluralismo. Somos nacionalmente, hoje, uma síntese intercultural, não apenas um mosaico de culturas.

B

a globalização apresenta uma preocupante tendência à homogeinização cultural, quando não à hegemonia pura e simples em certos setores culturais.

C

a cultura não apenas agrada, esclarece ou diverte com produtos que podem ser internacionalmente comercializados, como também provém e faz parte da própria trama das sociedades – inclusive ajudando-as a sustentar-se através de atributos que pertencem ao âmago de cada um, isto tanto nas sociedades modernas quanto nas tradicionais.

D

a diversidade cultural é, em um certo sentido, o próprio reflexo da necessidade abrangente da múltipla diversidade de vidas na Natureza, a fim de que essa possa, como um todo, renovar-se e sobreviver.

E

os produtos culturais, no sentido mais lato, não são a verdadeira teia que mantém as sociedades coerentes e vivas, pois geralmente empobrecem a sua identidade.