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Nas últimas décadas, a educação inclusiva assumiu espaço central no debate acerca da so...

Nas últimas décadas, a educação inclusiva assumiu espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. Com base nos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola, para que os alunos tenham suas especificidades atendidas. Assim, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta os sistemas de ensino para garantir

A

a criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais para, em substituição ao ensino comum, receber aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

B

o formato de atendimento clínico-terapêutico ancorado nos testes psicométricos que definem, por meio de diagnósticos, as práticas escolares para os alunos com deficiência, afastados dos demais.

C

o acesso de todos ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

D

o tratamento especial aos alunos com deficiências físicas, mentais, aos que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e aos superdotados em escolas específicas, desonerando o ensino regular.