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O estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades...

O estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, não se resume à sua limitação ou a uma determinada habilidade ou talento.

É um sujeito histórico cultural, complexo, indivisível, capaz de compreender o que se passa ao seu redor, necessitando, como qualquer outro, das mediações pertinentes para organizar sua aprendizagem e o conhecimento.

Portanto, é necessário rever atitudes, conceitos e práticas pedagógicas, e assim produzir alternativas educacionais que reconheçam as necessidades comuns e específicas dos estudantes, alertando que a flexibilização do currículo não se configura em empobrecimento, mas em:

A

rever o planejamento periodicamente para mantê-lo adequado.

B

estudar e debater com a equipe alternativas de substituição curricular.

C

organizar projetos com a intenção de tornar a inclusão mais visível.

D

desenvolver o mínimo básico possível para a vida em sociedade.

E

utilizar estratégias pedagógicas para tornar o conhecimento acessível.