A discussão sobre Educação Inclusiva e diferenças na escola é um excelente modo de dar início ao processo de transformação escolar, reorganizando a formação a partir de novos paradigmas, contemplando a criação de novos conceitos, de nova forma de perceber a realidade, de fundamentos e princípios de uma educação que acolhe a todos.” (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - 2016-p.38)
São outros princípios descritos neste documento para a Educação Inclusiva:
1. A igualdade na capacidade de aprender dos estudantes é o ponto de partida, e diferenças de aprendizado são o ponto de chegada.
2. É preciso que o professor leve em consideração, ao planejar a sua atuação docente, que não haja diferentes formas de comunicação, de percepção, de compreensão, de expressão, de significação e de participação dos estudantes.
3. Centrar a ação pedagógica na dificuldade de aprendizagem e naquilo que os estudantes não conseguem aprender.
4. O melhor caminho para o reconhecimento das potencialidades de cada um, a superação de preconceitos, a compreensão de que cada sujeito é único e de que está em constante transformação é vivenciar e aprender individualmente por conta própria.
5. Partir da padronização das diferenças inerentes a qualquer grupo. Os profissionais da Educação Especial devem promover recursos e condições de acessibilidade nos diversos contextos de aprendizagem aos estudantes público-alvo desse serviço.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.