Imagem de fundo

O texto precedente é parte do depoimento de um aluno com cegueira congênita. Consideran...

O texto precedente é parte do depoimento de um aluno com cegueira congênita. Considerando esse relato como reflexo da experiência escolar de deficientes visuais, assinale a opção correta a respeito da comunicação entre o professor e o aluno com deficiência visual (baixa visão, cegueira congênita ou adquirida).

A
O aluno com cegueira congênita tem comprometimento da noção espacial, por isso é inadequado o professor empregar expressões de direção, como direita e esquerda, para se comunicar com esse aluno.
B
A afirmação de que o cego congênito tem dificuldade para entender símbolos e conceitos abstratos relaciona-se à experiência pessoal do autor do depoimento, pois são raras as queixas nesse aspecto.
C
Na transmissão de informações aos alunos deficientes visuais, o professor deve utilizar verbos associados à percepção sonora (ouçam, percebam) em lugar de verbos cujo significado remeta à percepção visual (vejam, olhem).
D
Ao falar com o aluno deficiente visual, em especial com os que têm cegueira congênita ou adquirida, o professor deve explicar e descrever cenas, imagens e situações cujo entendimento dependa de visualização.
E
É inadequado mencionar as cores para alunos com cegueira congênita, mesmo que associadas a elementos da natureza, aromas ou outras simbologias.