Imagem de fundo

Relacione as colunas abaixo. 1. Integração pelas competências e habilidades a serem for...

Relacione as colunas abaixo.

1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas nos alunos.

2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos saberes disciplinares de referência.

3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.

( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

A
1, 3, 2
B
1, 2, 3
C
2, 3, 1
D
2, 1, 3
E
3, 1, 2