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Apoiada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Ga...

Apoiada na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Gatti afirma que compete ao Governo Federal formular referenciais curriculares capazes de consolidar a concepção da educação básica como um processo contínuo, regido pelos mesmos princípios educacionais. Elaborados com esse objetivo, os Parâmetros Curriculares Nacionais para os ensinos fundamental e médio foram estruturados em torno das áreas de conhecimento que contemplam conhecimentos das disciplinas de referência e saberes de natureza diversa, como os do cotidiano escolar, dos professores e dos alunos. Apresentam um caráter interdisciplinar e transversal, abrindo um espaço para abordar mais amplamente questões suscitadas, sobretudo, pela

A

necessidade de reprodução das prescrições curriculares nacionais nas escolas situadas nos mais diferentes contextos socioeconômicos.

B

diversidade cultural, gênero, sexualidade, entre outras questões que expressem urgências da sociedade brasileira.

C

necessidade de se desenvolver competências, habilidades e atitudes para atender à diversificação do mercado de trabalho.

D

urgência da elaboração de um currículo escolar, único e obrigatório, no âmbito dos sistemas de ensino estaduais e municipais.

E

importância da regulação das políticas curriculares, em especial as que permitam o controle do trabalho do professor em sala de aula.