Imagem de fundo

A interdisciplinaridade é compreendida como uma necessidade, que se impõe para um melho...

A interdisciplinaridade é compreendida como uma necessidade, que se impõe para um melhor entendimento da realidade e como um desafio a ser decifrado nas ciências sociais e, mais especificamente, no campo educacional. Assim, interdisciplinaridade significa

A

uma compartimentação do conhecimento do mundo entre as diversas disciplinas científicas, tarefa que prevê a participação de especialistas, permanecendo cada qual com a visão restrita da sua área.

B

uma justaposição de disciplinas sem comunicação entre si, demarcando a territorialidade antropológica e linguística dos envolvidos no processo de produção da vida humana em todas as suas dimensões.

C

um saber fragmentado que produz um sujeito capaz de operar com diferentes conceitos de uma área específica de conhecimento, caracterizada pela desarticulação entre pensamento teórico e prática informada.

D

um movimento exercido no interior das disciplinas e entre elas, visando à troca, à negociação e à interação dialógica entre os campos de conhecimento, sem negligenciar a especialidade de cada um.