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Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam ...

Na interdisciplinaridade escolar, as noções, finalidades, habilidades e técnicas visam favorecer sobretudo o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração. [...] A interdisciplinaridade na formação profissional requer competências relativas às formas de intervenção solicitadas e às condições que concorrerem para o seu melhor exercício. Nesse caso, o desenvolvimento das competências necessárias requer a conjugação de diferentes saberes disciplinares (FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008).


A interdisciplinaridade é um princípio de reorganização da escola e da própria ciência, dado que:

A

supera as demarcações estáticas que separam as disciplinas, tratando os diferentes saberes como fluidos e articulados;

B

propõe o fim das disciplinas e áreas de conhecimento, na medida em que atrapalham o pleno desenvolvimento da ciência;

C

sugere o fim das formações profissionais por área de conhecimento, apostando em uma formação generalista para todos;

D

institui novas disciplinas a serem trabalhadas transversalmente, a partir de aproximações conceituais;

E

determina a mudança dos processos avaliativos, extinguindo provas, testes e relatórios.